home | news

Post

14 tendências para construção civil que você deve considerar nas suas obras de 2020

imagem postagem
20/12/2019

Como manter a empresa competitiva em 2020 em um setor que avança a passos largos, como o de engenharia civil? Uma das possíveis soluções para alcançar esse objetivo é acompanhar as tendências da construção civil, isto é, inovações e mudanças tecnológicas que podem facilitar os processos construtivos a partir do próximo ano.

Afinal, com a redução das taxas de juros, inflação sob controle e condições de financiamento facilitadas, empresários, investidores e clientes do mercado  de construção e imobiliário só tendem a ganhar. Mas um dos requisitos para sair na frente e aproveitar esse estímulo positivo é conhecer as tendências da engenharia civil para 2020.

Isso porque, mesmo com a barreira cultural, pouco a pouco o setor vem aumentando a aceitação de inovações e tecnologias na construção civil, o que se deve principalmente aos benefícios de adotar equipamentos, materiais e técnicas construtivas mais modernas.

Inovar os processos construtivos ajuda a aumentar a produtividade, reduzir custos e trazer eficiência para os trabalhos. Contudo, é importante perceber que esses benefícios não se limitam apenas às construtoras e incorporadoras que podem aumentar a lucratividade sobre os projetos de obra executados. Os clientes também ganham: têm acesso a construções mais duráveis e sustentáveis, melhorando sua qualidade de vida.

Tem interesse em conhecer as tendências mais esperadas pelo mercado de construção civil no Brasil? Então, junte-se a nós para elevar a excelência das construções no país e acompanhar as exigências do futuro. 

Listamos neste post as principais novidades e inovações tecnológicas que prometem facilitar os processos construtivos em 2020.
 

1. Automação

Em franco crescimento no Brasil, a automação predial e residencial é uma inovação tecnológica que ajuda a otimizar a construção e o funcionamento de edificações. O desafio, no entanto, é a precisão do desenvolvimento e integração desta que é uma das principais tendências para construção civil em 2020.

Entre as vantagens de levar a automação para projetos de construção civil estão os seguintes ganhos em termos de economia e segurança:
  • diminuição de custos operacionais;
  • realização de manutenções programadas;
  • redução de erros e falhas humanas.
Alguns exemplos de automação podem ser vistos no controle da luz, do elevador, da temperatura e do sistema de segurança pela internet, uma realidade bastante próxima.
 

2. Colaboração em nuvem


A colaboração em nuvem é outra tendência para 2020 que, embora já exista em outros mercados, começa a ganhar forças na construção civil agora. 

Basicamente, é uma inovação que impulsiona o compartilhamento de dados de projetos entre todos os envolvidos na construção. O diferencial é que isso acontece em tempo real, pouco importando se eles estão dentro do canteiro de obras ou dentro da empresa de construção.

Um avanço relevante para impulsionar o planejamento e gestão de obras, além de facilitar em muito a comunicação entre os profissionais envolvidos em cada projeto.
 

3. Construções modulares


Outra novidade que tem tudo para aumentar a produtividade das equipes de trabalho e reduzir custos operacionais são as construções modulares. 

Trocando em miúdos, são chamadas assim as edificações pré-fabricadas, ou seja, aquelas que são montadas fora do canteiro de obras e podem ser utilizadas para os mais variados fins, sejam eles comerciais ou residenciais.
 

4. Construtechs

Em termos de oportunidades de negócios, quem deseja empreender no setor de construção civil em 2020 pode encontrar em construtechs o melhor caminho. 

Ainda não sabe o que são construtechs? Nós explicamos: são startups e empresas de inovação que ajudam empresas de construção civil a resolver problemas da cadeia produtiva.

Os serviços oferecidos pelas construtechs são os mais variados possíveis. Algumas fornecem aluguel de equipamentos, outras de gerenciamento de resíduos. Mas há também aquelas que trabalham com tendências da construção civil como maquetes interativas e modelagem em 3D.

Considerando que o setor ainda figura entre os mais atrasados na adoção de tecnologia no mundo, é uma oportunidade de empreendedorismo que só tende a crescer.
 

5. Drones

Além de facilitar a captura de fotos e vídeos, os drones também facilitam a realização de inspeções e medições em locais de difícil acesso. Além disso, reduzem significativamente o tempo de coleta de informações e imagens. Assim sendo, tem potencial de sobra para aumentar a segurança, melhorar a organização do canteiro de obras, impulsionar a publicidade da obra e reduzir custos.

Já se deparou com filmagens aéreas do terreno e arredores, seja durante a etapa de execução ou com a construção pronta? Provavelmente foram feitas por esse tipo de tecnologia, o que auxilia e muito as vendas dos empreendimentos construídos.

Práticos e econômicos, os drones já vêm sendo usados por algumas construtoras no Brasil. No entanto, como a tendência é que se popularizem com o passar dos anos, devem começar a custar menos em breve e, assim, alcançar um custo-benefício ainda melhor.
 

6. Escaneamento 3D

Outra novidade que chega com forças ao setor de construção civil é o escaneamento 3D a laser, um escaneamento realizado pelo projetista.

O objetivo? Fazer uma análise das condições estruturais do empreendimento e identificar patologias que nem sempre podem ser percebidas a olho nú.
 

7. Inteligência Artificial

Mesmo que em pequena escala, o uso da Inteligência Artificial na construção civil deve trazer diversas funcionalidades aos processos construtivos. O que propicia a redução de custos e de falhas.

Conheça agora mesmo as principais delas:
  • acompanhar o trabalho de equipamentos, avisando quando eles precisam passar por manutenção;
  • controle de elevadores e luzes;
  • controle de manutenção de prédios.

8. Internet das Coisas

Outra grande aposta entre as tendências da construção civil para 2020 é a Internet das Coisas (também conhecida por IoT, Internet of Things). Além de permitir uma interconexão entre objetos do dia a dia com a internet, favorece a coleta de dados e fornece insights sobre seu uso e desempenho.

Na construção civil isso é especialmente importante visto que ajuda a conectar sensores a equipamentos, maquinário e sistemas de gestão à equipe. Uma forma de otimizar o controle de processos e, inclusive, rastrear materiais e evitar perdas. 

Com a aplicação da IoT na construção civil fica mais fácil identificar oportunidades de melhorias e até mesmo corrigir possíveis erros imediatamente. Tudo é realizado por meio do próprio sistema, o que ajuda a melhorar a fiscalização no canteiro de obras e também o gerenciamento de obras, elevando o desempenho mercadológico das construtoras. 

 

9. Modelagem de informações em 3D (BIM)

Semelhante ao compartilhamento de dados em nuvem, a tecnologia BIM (Building Information Modeling) faz a modelagem de informações da construção. Trabalha para a execução técnica e financeira da obra, reunindo dados de projetos em um só ambiente - podendo esses serem acessados pelos profissionais envolvidos. 

Uma tendência que ajuda a evitar o desperdício de materiais, reduzir custos, evitar  retrabalhos e também o tempo de entrega do projeto. Novas ideias podem ser testadas antes de partirem para processos fabris.
 

10. Realidade aumentada

Com forte apelo para o circuito comercial, a realidade aumentada permite que futuros proprietários possam ver o ambiente pronto antes mesmo que seja construído. Uma alavanca para aumentar a confiança do cliente pela empresa.

Mas, não se limita a isso. Também favorece a execução do projeto. Isso porque quando é possível visualizar um cômodo antes de iniciar a obra fica mais fácil corrigir possíveis desacertos.

Conheça as principais vantagens de trazer a realidade aumentada para os processos construtivos da sua empresa:
  • antecipar possíveis problemas ao enxergar em realidade aumentada;
  • ter mais exatidão sobre o que vai ser construído;
  • testar o melhor acabamento para cada espaço.

11. Robótica

Robôs já fazem parte do dia a dia das fábricas, mas devem se tornar cada vez mais presentes nos canteiros de obras. Em 2020, deve ser ainda maior o número de empresas de pré-fabricados inserindo robôs em processos produtivos.
 

12. Soluções sustentáveis

Entra ano, sai ano e a sustentabilidade continua aparecendo entre as tendências para construção civil em 2020. Isso acontece por dois motivos: é uma mudança de mindset que beneficia não apenas os empreendimentos, como também a comunidade. 

Além de ajudar a reduzir os resíduos durante a obra, é um meio de diminuir o consumo de água, energia e outros recursos da natureza. Mas, contudo, é importante lembrar que traz ganhos significativos para a imagem da empresa, que passa a ser vista com melhores olhos pelos clientes, colaboradores, consumidores e o próprio mercado construtivo.

Afinal, é cada vez maior o número de consumidores conscientes que preferem produtos e serviços de empresas que possuem certificados de sustentabilidade e demonstram preocupação com o meio ambiente.

Fique por dentro das tecnologias sustentáveis que estão em ascensão na engenharia civil:
  • captação de energia solar para o maquinário;
  • cisternas para captar e armazenar água da chuva;
  • drywall para tornar construções menores, mais leves e com conforto termoacústico;
  • isolamento de papel feito a partir de material reciclado;
  • jardins verticais para regular a temperatura dos ambientes internos;
  • telhados verdes para melhorar a termoacústica;
  • tijolos ecológicos para a execução de projetos verdes;
  • tintas ecológicas para controlar a umidade da superfície e combater fungos e mofo.
É válido lembrar, ainda, do reaproveitamento de materiais. Uma tendência que aumenta ainda mais a sustentabilidade das edificações.
 

13. Uso de aplicativos

Quem já trocou o uso de planilhas manuais por softwares de gestão de obras sabe o quanto essas tecnologias podem facilitar os trabalhos. 

Com uma série de funcionalidades úteis para a construção civil, esses dispositivos descomplicam atividades rotineiras. Alguns exemplos? Acompanhamento da escala de funcionários, comunicação com colaboradores e clientes, emissão de relatórios de desempenho, medições de campo e mudanças em plantas.
 

14. Vidros inteligentes

Outra tendência que não poderia ficar de fora desta lista são os vidros inteligentes.

Com capacidade de controlar a absorção de luz e calor, podem reduzir em até 25% os custos de iluminação e controle de temperatura. Tudo isso, com um único toque. Interessante, não é mesmo?

E a sua empresa, está pronta para encarar os desafios de um mercado em constante mudança? Quais dessas tendências da construção civil que já fazem parte dos seus trabalhos e quais deseja implementar no próximo ano? 

Compartilhe este post com a sua equipe para discutir em conjunto o que pode ser inserido dentro da realidade financeira do seu negócio.

veja também

Novidades

Dominando a Gestão de Contratos: O Segredo do Sucesso na Construção Civil

Dominando a Gestão de Contratos: O Segredo do Sucesso na Construção Civil

 

Artigos

Gestão de processos na construção civil: o que é e qual a sua importância

Se eficiência é o que toda empresa persegue para aumentar a lucratividade e crescer, a gestão de processos pode ser um de seus pontos de partida.

Instagram

CONHEçA A EMPRESA

Faça o download da apresentação e portfólio da CLG

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Saiba mais

Aceitar