home | news

Post

A importância dos projetos de concreto armado

imagem postagem
25/06/2019

Preferido pela maior parte das construtoras do Brasil, o concreto armado é durável, econômico e versátil. Uma combinação inteligente entre concreto e aço que oferece resistência à compressão e a esforços de tração.

Pensando em levar essas vantagens para o “esqueleto” das suas construções? Para embasar sua decisão de estrutura, vamos explicar neste artigo a importância dos projetos de concreto armado para as suas obras.

Você vai descobrir as aplicações do concreto armado, suas vantagens para projetos de construção e quais cuidados devem ser tomados para garantir obras de qualidade.

Fique por dentro!
 

Em quais tipos de obras é possível usar o concreto armado?


Como o concreto armado é um tipo de concreto reforçado com barras de aço em seu interior, combina as vantagens do concreto e do aço, ou seja, possui alta resistência à tração e compressão. 

Por isso, é indicado para a execução de estruturas e fundações em construções de grande porte. Principalmente, para aquelas que possuem grandes vãos.

Segundo a Engenheira Luciani Castro, sócia da CLG, o concreto armado pode ser usado em diferentes tipos de obras, como:
  • edificações;
  • pontes;
  • viadutos;
  • túneis;
  • bases para equipamentos industriais;
  • contenções;
  • reservatórios;
  • usinas hidrelétricas;
  • canalização de córregos;
  • outros.
 

Quais são as vantagens do concreto armado em projetos de construção?


Ficou curioso para descobrir por que os projetos de concreto armado são preferidos pela maioria dos engenheiros especializados?

Com mais vantagens do que desvantagens, eles reúnem os principais requisitos que toda obra precisa seguir.

Conheça os diferenciais que o concreto armado pode agregar às suas obras estruturais a seguir:
 

1. Aumenta a durabilidade e a resistência da construção

Além de ser um material durável, o concreto armado é impermeável e possui alta resistência a influências atmosféricas e desgastes mecânicos, como choques e vibrações. Também é resistente à corrosão. Fatores que influenciam positivamente no aumento da durabilidade da construção.
 

2. Dá agilidade à conclusão da obra

Tanto a mistura dos componentes para a produção do concreto armado quanto sua aplicação na obra são rápidos.
 

3. É versátil

Como você viu, o concreto armado é indicado para diferentes tipos de obras. Isso porque é bastante versátil para assumir qualquer forma.
 

4. Reduz custos com a aquisição de insumos e manutenção

Sua empresa gasta menos com a compra da matéria-prima e também com a manutenção.
 

5. Traz mais segurança para as estruturas

Estruturas de concreto armado são resistentes a diferentes eventualidades, incluindo incêndios e intempéries.
 

Qual é a importância dos projetos de concreto armado?


Toda obra precisa de uma base estrutural que mantenha a sua sustentação. 

Então, ao escolher o concreto armado para a sua estrutura é possível reduzir custos com a execução do projeto. Uma forma de otimizar o cronograma, o orçamento previsto e reduzir os custos de manutenção. 

O usuário final também sai ganhando. Ao aproveitar as vantagens do material escolhido é possível agregar valor a ele ao entregar uma construção com muito mais durabilidade e segurança.


Para garantir um projeto estrutural de qualidade é indispensável contar com a ajuda de um engenheiro especializado em projetos de concreto armado. 

Luciani explica que “é este profissional que vai definir a modelagem, os esforços solicitantes, o tipo de aço, dimensão da bitola do aço e dos elementos da estrutura, assim como a resistência do concreto e o espaçamento entre as barras de aço”. Esse dimensionamento precisa ser bem calculado para que possa atender às normas vigentes de órgãos reguladores. Vamos falar mais sobre elas ainda neste artigo.

Para atender a todos os requisitos exigidos pelas normas, no entanto, é necessário elaborar um projeto estrutural detalhado, que deve reunir documentos como:
  • desenhos de fôrmas;
  • desenhos de armaduras;
  • lista de materiais;
  • memórias de cálculo;
  • especificações técnicas;
  • relatórios técnicos;
  • e outros.

Não sabe como proceder com a estruturação de projetos de concreto armado

Fique tranquilo, que a CLG pode te ajudar. 

Oferecemos a elaboração do projeto detalhado de estruturas de concreto armado e serviços de apoio técnico e gerenciamento da obra. Nossos consultores estão sempre prontos para atender a novos desafios e garantir construções de qualidade.
 

Por que os projetos estruturais de concreto armado são mais indicados do que os de estrutura metálica?


Além de ser um material mais econômico e viável, o uso de concreto armado em projetos permite, inclusive, a correção de imprevistos.

Diferente da estrutura metálica, montada em fábrica, a estrutura de concreto armado pode ser produzida no próprio canteiro da obra. Então, também representa um ganho logístico.

Apesar de ser mais pesado, a estrutura metálica precisa de tratamento contra a corrosão e o fogo, elevando custos de manutenção. Já o concreto armado não. Ponto para ele.

Como você pode ver, projetos de concreto armado são mais viáveis do que os de estrutura metálica. Para fazer a melhor escolha do tipo de estrutura, considere também outras variáveis. Ao fazer um orçamento, olhe para a área do canteiro, custo, estética, isolamento acústico e térmico, logística, partido arquitetônico e prazo. 

Para conhecer mais a fundo as diferenças entre estrutura em concreto armado e estrutura metálica, sugerimos este conteúdo para complementar sua leitura
 

Quais cuidados devem ser tomados para a realização de projetos de concreto armado de qualidade?


O projeto estrutural precisa funcionar como uma espécie de manual de instruções para a execução de uma estrutura de qualidade. 

Veja quais cuidados devem ser tomados para isso:
  • conhecer e respeitar as normas dos órgãos reguladores;
  • garantir a estabilidade da estrutura;
  • cuidar da interface com projetos de outras disciplinas;
  • evitar a deformação e a fissuração dos elementos estruturais.

Existem várias normas referentes à concepção de projetos, mas no caso de projetos de concreto armado, as principais são:

ABNT NBR 6118/2003 - Projetos de estruturas de concreto - Procedimento;
ABNT NBR 14931 - Execução de estruturas de concreto.

A primeira contém todas as informações necessárias para a fase de projeto, já a segunda traz as regras a serem respeitadas durante a fase de execução.

Quer fazer uma obra com qualidade, segurança e durabilidade? Inspire-se com os nossos cases de projetos de concreto armado. Para conhecê-los, clique aqui.

Se precisar de ajuda ou tiver qualquer dúvida sobre como criar ou melhorar seu projeto estrutural é só entrar em contato com a nossa equipe.

Boas obras!

veja também

Novidades

Desvendando os Segredos dos Projetos de Fundações e Estruturas: Como a CLG Engenharia Consultiva Pod

Desvendando os Segredos dos Projetos de Fundações e Estruturas: Como a CLG Engenharia Consultiva Pode Transformar seu Projeto em Realidade

 

Novidades

Maximize os Resultados do Seu Projeto com uma Estratégia Eficiente de Reivindicação e Pleitos (Claim

Maximize os Resultados do Seu Projeto com uma Estratégia Eficiente de Reivindicação e Pleitos (Claims)

 

Instagram

CONHEçA A EMPRESA

Faça o download da apresentação e portfólio da CLG

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Saiba mais

Aceitar