home | news

Post

Como a engenharia consultiva pode reduzir os problemas na gestão de contrato de obras

imagem postagem
02/09/2019

Lidar com contratos de diferentes complexidades, como no caso de obras de construção civil, fica muito mais fácil com a ajuda da engenharia consultiva, uma poderosa aliada para a construtora ou incorporadora que quer aumentar a eficiência na gestão de projetos.

Mesmo não sendo uma tarefa simples, a gestão de contratos de obras é essencial para aumentar a produtividade e reduzir custos na construção civil. Quando bem conduzida é capaz de evitar problemas como despesas decorrentes de cláusulas desvantajosas, gastos desnecessários e atrasos.

Quer evitar prejuízos financeiros e até mesmo arranhões na credibilidade da sua empresa? Entenda como a CLG Engenharia Consultiva pode ajudar você e a sua equipe a reduzir os problemas de gestão de contato.
 

1. Ajuda a gerar resultados desejados e a evitar ações judiciais

Quando não são bem elaborados, os contratos podem causar resultados indesejados junto à empresa contratante, que pode culminar não apenas em perdas financeiras, mas também em protestos e reivindicações e pleitos (claims). 

Então, com o apoio da engenharia consultiva a gestão de prazo, recursos e evolução do projeto são melhor conduzidas. Isso porque ela ajuda, através do planejamento e controle, o cumprimento dos prazos estipulados em contrato.
 

2. Promove o equilíbrio econômico-financeiro do projeto

Também conhecida como administração de contrato, a engenharia consultiva é indispensável para promover o equilíbrio econômico-financeiro e sucesso do projeto. É uma forma de analisar a construtibilidade e a capacidade de execução para garantir o cumprimento do que foi estabelecido no início do contrato.

Caso ocorram situações imprevistas em contrato também permite a elaboração de pleitos com embasamento técnico, legal e contratual. 
 

3. Realiza serviços de auditoria para garantir o atendimento às normas técnicas e de segurança

Por meio de auditorias, os engenheiros consultivos podem aferir o cumprimento de todos os procedimentos pré-estabelecidos, o que facilita a descoberta de deficiências e de pontos a serem melhorados, abrindo caminhos para a elaboração de planos de mitigação para a prevenção de problemas.

Toda a parte burocrática da construção fica sob responsabilidade da empresa de engenharia consultiva, incluindo o tempo para ir até órgãos públicos preencher formulários. 

Uma forma de terceirizar não só a gestão de contratos de obras, mas também a preocupação em mantê-las em conformidade com as leis vigentes. 
 

4. Consegue exigir o cumprimento de todas as cláusulas

A engenharia consultiva consegue fazer a gestão para que todas as cláusulas, especificações e requisitos definidos em cada contrato sejam cumpridas, tornando isso possível por meio da gestão de contratos. Um controle que vai além da elaboração do instrumento contratual, aumentando a segurança dos projetos e reduzindo o risco de pleitos.
 

5. Descomplica a resolução de claims

Quando pleitos são abertos, a engenharia consultiva ajuda a provar que as onerosidades decorrem de fatos que não pertenciam ao risco empresarial assumido na assinatura do contrato. Também apoia a empresa para que possa resolvê-lo de modo mais amigável possível na esfera administrativa.
 

6. Agiliza a fase de implantação

Com o estudo, análise e definição das metodologias e ferramentas de gestão de projetos a serem usadas a engenharia consultiva traz vários benefícios para a fase de implantação de projetos. 

Define os pacotes de contratação e os escopos, assim como as disposições contratuais, procedimentos administrativos e as responsabilidades das partes envolvidas, o que também funciona para identificar riscos e verificar outros requisitos para a realização das obras.
 

7. Traz mais clareza para a elaboração de contratos

Profissionais de engenharia consultiva são capacitados para especificar o objeto de contrato para esse documento seja facilmente entendido pelo prestador de serviços.

Assim, aumentam-se as chances de que a sua empresa possa alcançar os resultados desejados sem perdas financeiras, protestos e ações judiciais. Até mesmo as dores de cabeça diminuem.
 

8. Previne problemas durante a execução da obra

Permite perceber, ainda em tempo hábil se a obra está ou não atendendo às especificações definidas no projeto e a qualidade dos serviços.

Assim sendo, previne prejuízos como custos extras e atrasos causados por problemas não identificados rapidamente durante a fase de execução da obra, o que também inclui penalidades causadas por irregularidades junto ao Tribunal de Contas (TCU), no caso de obras públicas.
 

9. Melhora o controle financeiro da gestão de contratos

Com isso, a obra não acaba sendo prejudicada pela falta de recursos disponíveis para as medições. Todos os recursos envolvidos nas contratações ficam sob controle da engenharia consultiva.
 

10. Otimiza o tempo da sua empresa para a contratação de recursos

Outra vantagem de contar com a assessoria de uma empresa de engenharia consultiva é que ela fica responsável pela contratação de fornecedores, insumos e prestadores de serviços

Além de otimizar o tempo que seria dedicado a essas tarefas de contratos, se responsabiliza também por todas as outras demandas relacionadas à gestão de projetos, o  que inclui ainda suporte técnico para as tomadas de decisões pertinentes a eles.
 

Por que investir em uma empresa de engenharia consultiva vai trazer sucesso para a gestão de contratos e projetos?

Como você pode ver, os retornos positivos de contar com esse suporte pode ser identificado como investimento e não apenas como gasto.

É uma forma de evitar prejuízos causados por atrasos em obras, contratações mal feitas, má qualidade dos serviços prestados, reivindicações de contratados, retrabalhos, entre outros. Afinal, problemas como esses podem até mesmo inviabilizar a conclusão de um empreendimento.

Sua empresa está considerando a ideia de contratar uma empresa de engenharia consultiva para se precaver de qualquer um desses problemas? 

Veja como podemos ajudar sua empresa a encontrar as melhores soluções para uma gestão de contratos ágil e eficiente. Na CLG Engenharia Consultiva temos especialistas em gestão de projetos, contratos e claims. Conheça sobre nossos serviços aqui

Estamos sempre prontos para atender a projetos das mais diversas complexidades. Entre em contato com a gente para saber mais!

veja também

Novidades

Desvendando os Segredos dos Projetos de Fundações e Estruturas: Como a CLG Engenharia Consultiva Pod

Desvendando os Segredos dos Projetos de Fundações e Estruturas: Como a CLG Engenharia Consultiva Pode Transformar seu Projeto em Realidade

 

Novidades

Maximize os Resultados do Seu Projeto com uma Estratégia Eficiente de Reivindicação e Pleitos (Claim

Maximize os Resultados do Seu Projeto com uma Estratégia Eficiente de Reivindicação e Pleitos (Claims)

 

Instagram

CONHEçA A EMPRESA

Faça o download da apresentação e portfólio da CLG

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Saiba mais

Aceitar