home | news

Post

O que é due diligence e como ele pode ajudar no processo de auditoria de obras?

imagem postagem
27/05/2019

O que é due diligence e como ele pode ajudar no processo de auditoria de obras?

Investigar os riscos e as oportunidades de um empreendimento é fundamental para a execução de uma obra de sucesso. Entretanto, é um processo que deve ir além da auditoria de obras e contemplar também uma investigação conhecida como due diligence.
 
O conceito ficou bastante conhecido no meio empresarial e, principalmente, para fundamentar as decisões de possíveis compradores ou investidores. E embora tenha ganhado fama em operações de compra e venda, fusões e aquisições de grandes empresas, também beneficia a construção civil. 
 
Quer trazer mais vantagens para a auditoria das suas obras? Então, entenda neste conteúdo o que é due diligence e como o processo pode beneficiar seus serviços.

Para começar, o que é due diligence?

Em tradução livre do inglês, due diligence quer dizer diligência prévia ou devida cautela.

É um conceito com origem no direito romano, que caracterizava o cuidado de um cidadão em gerenciar as suas coisas: diligentia quam suis rebus. Mas, embora também seja encontrado em escritos jurídicos de Portugal do século 19, ficou popular a partir de 1934.

Isso aconteceu quando passou a vigorar a Securities Exchange Act (Lei de Valores Mobiliários) nos Estados Unidos. Uma legislação que cuida da negociação secundária de títulos e institui regras sobre a prestação de informações completas sobre empresas para procedimentos de aquisição.

Desde então, os procedimentos de due diligence passaram a ser amplamente utilizados para assegurar os negócios de adquirentes ou investidores de empresas. Através dela, se torna possível investigar previamente as reais condições dos empreendimentos antes da aquisição ou do investimento acontecer.

Como pode ajudar na auditoria de obras?

No cenário da auditoria de obras, a due diligence funciona como uma investigação prévia para a execução de uma obra de qualidade. Em outras palavras, é como se fosse uma checklist para a viabilização do empreendimento.

Com ela, as empresas podem investigar e avaliar projetos de obras para entender possíveis riscos e oportunidades. 

Mas, além dos projetos, os serviços de auditoria de due diligence também podem ser realizados para verificar a atuação de departamentos, processos específicos ou para a própria empresa. Ajuda a aferir o cumprimento de procedimentos pré-estabelecidos.

Durante o processo, são identificadas anomalias construtivas, falhas de manutenção e outros riscos que venham a interferir no uso do espaço construído. Também são verificados os sistemas construtivos, como estrutura, instalações elétricas e equipamentos. 

A atividade garante uma maior segurança e transparência para investimentos e transações comerciais. 

Compreende:

• uma reunião inicial para o entendimento da necessidade da empresa solicitante;
• a análise dos documentos da obra, como, por exemplo, aprovações e licenças em órgãos públicos, contratos com concessionária e o próprio projeto existente;
• a realização de visitas técnicas para levantamento de informações sobre a obra e registros fotográficos;
• o preparo de relatórios com indicações de pontos de melhorias, reparos ou adequações a partir das informações coletadas nas inspeções.

Benefícios da due diligence em auditoria de obras

De acordo com Carlos Eduardo C. Castro, engenheiro civil, sócio-diretor da CLG Engenharia Consultiva, a due diligence é um processo complementar à auditoria de obras. “Ajuda a definir previamente as metodologias que serão utilizadas para a execução e entrega dos produtos e serviços”, explica ele.

Conheça os principais benefícios do uso da due diligence em auditoria de obras:

• Ajuda a mitigar os riscos envolvidos em contratações e fornecimentos, identificando se a empresa ou fornecedor a ser contratado tem capacidade financeira ou produtiva para tal empreendimento;
• Alinha o planejamento estratégico das obras ao orçamento empresarial;
•Aumenta a sustentabilidade dos projetos a serem executados e, portanto, do futuro da empresa;
• Identifica as oportunidades de melhorias;
• Oferece maior grau de confiabilidade para a tomada de decisões comerciais, para investimentos e obtenção de resultados financeiros;
• Otimiza investimentos a serem realizados;
• Permite, ainda, uma maior precisão sobre o valor do negócio, evitando surpresas desagradáveis no decorrer de sua implantação;
• Prevê o retorno sobre o investimento (ROI) e em quanto tempo o valor desembolsado para a realização da obra será compensado (payback);
• Reduz o risco de fraude;
• Traz mais transparência e segurança para a construção;
• Verifica se o projeto adere ou não ao empreendimento construído e às normas vigentes.

Quando contratar auditorias de due diligence

A contratação de auditorias de due diligence é recomendada para casos bem específicos, e é útil tanto para empresas que querem avaliar internamente o andamento de suas obras como para aquelas que desejam receber investimentos. Então, também pode ser usada para comprovar a viabilidade ou não de projetos de obras. Acaba com os achismos.

Confira em quais situações é recomendável contratar auditorias de due diligence na construção civil:

• ao fazer grandes contratações e fornecimentos que podem gerar riscos ao empreendimento em questão;
• ao comprar ativos; e
• ao adquirir empresas de construção civil ou fazer fusões.

Como o oposto de diligência é negligência, é como uma descoberta de informações. Isto é, ajuda a trazer tudo à tona e a tornar a implantação e a execução das obras o mais transparente possível.

No entanto, deve ser realizada por uma equipe multidisciplinar e altamente capacitada técnica e juridicamente. 

Como a due diligence pode beneficiar a viabilidade de obras públicas?

No caso das obras públicas, a due diligence fundamenta a tomada de decisões sobre a viabilidade do empreendimento. “Verifica se o empreendimento é viável, seja por questões legais ou financeiras”, pontua Castro. 

Isso porque obras públicas precisam gerar o resultado esperado, seja na melhoria de infraestrutura, no benefício a usuários ou na geração de empregos. “Uma solução para dar mais assertividade à tomada de decisão e para uma melhor relação entre custo e benefício do dinheiro público”, finaliza.

Conheça a metodologia usada na CLG Engenharia Consultiva

Para ajudar empresas a aproveitarem os benefícios da due diligence em auditoria de obras, a CLG Engenharia Consultiva oferece a seguinte metodologia:

• Primeiro, é definido o objetivo da diligência prévia;
• Em seguida, é preparado um plano de trabalho com prazos determinados;
• Na próxima etapa, são preparadas as checklists com as atividades necessárias para o cumprimento dos objetivos estabelecidos;
• Na sequência, uma equipe multidisciplinar é envolvida a partir de uma matriz de responsabilidades;
• As informações são compiladas em documentos e é emitido um parecer conclusivo.

E sua empresa, já contratou um serviço de due diligence para complementar a auditoria de obras? Se ainda não descobriu os benefícios desse verdadeiro check-up para projetos de sucesso, entre em contato com a CLG Engenharia Consultiva. Nossos consultores estão sempre prontos para atender a novos desafios!

 

veja também

Artigos

O que é planejamento de obras e por que ele é tão importante?

Essencial para o sucesso de qualquer empreendimento, o planejamento de obras é a etapa mais importante de um projeto construtivo, pois prevê falhas e evita possíveis prejuízos.

Artigos

Qual a importância do planejamento e controle de obras em um empreendimento?

Ao contrário do que parece, o planejamento e o controle de obras vão muito além de prever datas e prazos em projetos de engenharia civil. Saiba mais.

Instagram

CONHEçA A EMPRESA

Faça o download da apresentação e portfólio da CLG