home | news

Post

O que é engenharia consultiva e como ela pode ajudar a sua obra

imagem postagem
21/05/2019

O que é engenharia consultiva?

A engenharia consultiva é um setor estratégico da engenharia civil que atua desde a estruturação de um projeto até sua implantação. Ou seja, passa por todas as fases de um empreendimento: do planejamento e projeto à execução e entrega final.

Permite ainda que as melhores práticas de gestão sejam aplicadas para que ocorra dentro do custo, escopo e prazo previstos. Para isso, executa estudos de viabilidade, fiscalização, supervisão e gerenciamento. Assim, garante a qualidade, segurança e sustentabilidade dos trabalhos a serem realizados.

Podemos dizer que a engenharia consultiva envolve a realização das seguintes atividades:

  • estudos técnicos e econômicos;
  • projetos básicos e executivos;
  • gerenciamento para implantação do empreendimento;
  • supervisão de obras;
  • gestão dos contratos;
  • operação e manutenção do empreendimento.

Como você já deve ter percebido, o maior capital das empresas de consultoria é a capacitação técnica e intelectual de suas equipes. Isso quer dizer que depende não somente da capacidade de organização dos processos, gestão e organização da empresa, mas também do conhecimento específico do objeto e da experiência dos engenheiros consultivos.

O que fazem os engenheiros consultivos?

Engenheiros consultivos são profissionais altamente capacitados para realizar estudos técnicos preliminares para obras de construção. Eles conseguem antecipar problemas, prever cenários e gerenciar riscos para agregar valor às implantações.

Fornecem também todo o embasamento para que as obras possam ser executadas com maior qualidade técnica, segurança e economia, atuando na operação, supervisão, gerenciamento e manutenção dos projetos.

Quais tipos de projetos podem ser beneficiados pela engenharia consultiva?

A engenharia consultiva atende a diversos tipos de serviços, como: obras de infraestrutura, de energia, industriais, comerciais, residenciais, edificações, de saneamento e de transporte, dentre outras, não havendo restrições.

Muitas empresas que vencem licitações públicas para realizar obras de infraestrutura recorrem a profissionais de engenharia consultiva para garantir o cumprimento de todas as especificações previstas em contrato, podendo atender tanto empreendimentos públicos quanto privados.

Mais que isso, exige dos profissionais ética e responsabilidade para que todos os processos aconteçam dentro do previsto, sem corrupção, fraudes ou irregularidades.

Como a engenharia consultiva pode ajudar a sua obra?

A contratação de empresa de engenharia consultiva, sem dúvida, traz como vantagem a redução de custos e impactos negativos para o empreendimento, além da qualidade dos projetos. Todos eles passam a ser realizados a partir de diversas avaliações, estudos e previsões para que o resultado final seja satisfatório.

Isso porque os engenheiros consultivos são profissionais capacitados para realizar estudos e análises como, por exemplo, previsões de desempenho, planejamento detalhado, controles, análise de riscos, cenários, estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental, soluções de engenharia, dentre outros.

Confira outras vantagens de contratar uma empresa de engenharia consultiva a seguir:

  • Apoia e dá suporte ao gerenciamento da obra

Oferece apoio técnico à obra para que os objetivos do projeto sejam atendidos e também para que possíveis interferências ou problemas técnicos possam ser solucionados. Além disso, implanta as boas práticas de gestão (gerenciamento do projeto).

  • Aumenta a vida útil do seu projeto

Auditorias, estudos e acompanhamento das obras reduzem a necessidade de manutenção constante. Afinal, conseguem reduzir riscos e fazer previsões de impactos estruturais e funcionais. Assim sendo, podemos dizer que a engenharia consultiva prolonga a durabilidade dos projetos construídos.

  • Descomplica as reivindicações contratuais (pleitos) por parte do construtor

Quando ocorrem situações não previstas em contratos de construção civil, que possam inclusive gerar desequilíbrio econômico-financeiro, é papel da engenharia consultiva elaborar pleitos embasados técnica, legal e contratualmente para discussão, cujos documentos são úteis até mesmo para eventuais ações judiciais.

  • Desenvolve projetos de arquitetura, estrutura e instalações

Algumas empresas de engenharia consultiva desenvolvem projetos civis e de fundações e estruturas, em parceria com profissionais habilitados. Instalações comerciais, prediais, residenciais e de estruturas metálicas, bem como de estrutura de concreto armado, são alguns exemplos.

  • Garante o atendimento às normas técnicas e a segurança dos espaços construídos para seus usuários finais

Isso acontece por meio de serviços de auditoria, que podem aferir o cumprimento de todos os procedimentos pré-estabelecidos e antecipar problemas. Eles facilitam, ainda, a identificação de eventuais deficiências e melhorias e a formulação de planos de mitigação focados na prevenção de problemas.

  • Melhora a gestão de custo de execução

Previne problemas como perdas financeiras, resultados indesejados e até ações judiciais. Pois garante que a execução da obra aconteça dentro dos padrões de qualidade e prazo previsto, além dos custos previstos.

  • Planeja e controla o cumprimento dos prazos estipulados em contrato

Permite a gestão de prazo e evolução do projeto, através dos elementos de planejamento, gestão dos recursos de mão-de-obra e equipamentos, além de melhorar o controle de produção. Pode, ainda, gerar relatórios gerenciais para apontar a evolução física e financeira do projeto e reduzir prazos.

  • Reduz riscos e imprevistos

Com o controle de qualidade e o gerenciamento de projetos, riscos de diversas naturezas são minimizados, assim como atrasos, retrabalhos, falta de frentes de serviços, fraudes e problemas contratuais. Algo que se torna possível com avaliações funcionais e estruturais, controle tecnológico, análise de vulnerabilidades e auditorias.

Em resumo, a engenharia consultiva permite a realização de projetos de qualidade e com um eficiente gerenciamento de obras. Afinal, por trás de uma grande obra sempre existe um grande projeto. Concorda?

Pronto! Agora você conhece as vantagens de contratar uma empresa de engenharia consultiva para garantir a qualidade de suas obras.

Chegamos ao final de mais um conteúdo, mas as oportunidades de melhorias estão só começando. Caso queira saber mais sobre como os serviços da CLG Engenharia Consultiva podem beneficiar suas obras e a sua empresa como um todo, não deixe de entrar em contato com a gente!

Clique aqui para nos enviar sua mensagem. Assim que for possível, retornaremos o contato para entender e atender da melhor forma às necessidades dos seus projetos de engenharia e gestão.

veja também

Novidades

Desvendando os Segredos dos Projetos de Fundações e Estruturas: Como a CLG Engenharia Consultiva Pod

Desvendando os Segredos dos Projetos de Fundações e Estruturas: Como a CLG Engenharia Consultiva Pode Transformar seu Projeto em Realidade

 

Novidades

Maximize os Resultados do Seu Projeto com uma Estratégia Eficiente de Reivindicação e Pleitos (Claim

Maximize os Resultados do Seu Projeto com uma Estratégia Eficiente de Reivindicação e Pleitos (Claims)

 

Instagram

CONHEçA A EMPRESA

Faça o download da apresentação e portfólio da CLG

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Saiba mais

Aceitar