home | news

Post

Reestruturação de empresas: entenda por que ela pode ser vital para o seu negócio

imagem postagem
03/06/2019

Com a recessão econômica, a reestruturação de empresas se torna solução para aumentar a competitividade e dar fôlego aos negócios. 

Mais do que uma ferramenta para salvar a organização da crise, é o melhor caminho para manter suas portas abertas. Uma forma de identificar janelas de oportunidades e melhorar o desempenho empresarial mesmo em um cenário desfavorável. Afinal, o país ainda enfrenta dificuldades para sair da crise. 

Em abril de 2019, os pedidos de falência subiram e de recuperações judiciais caíram. É o que revela o Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações. Segundo ele, os pedidos de falência cresceram 8,3% na comparação anual e os pedidos de recuperações judiciais reduziram 6,8%. O que mostra que a melhora na geração de caixa das empresas não ocorre em todos os setores.

Entretanto, a reestruturação de empresas é uma solução inteligente para contornar a crise.  E pode representar um passo largo rumo à recuperação financeira de um negócio, independentemente do setor do qual faz parte.

Entenda melhor o que é reestruturação empresarial e como ela pode beneficiar os seus negócios ao longo deste artigo. 

Se ficar com qualquer dúvida, não hesite em escrever para nós!
 

O que é reestruturação de empresas?


Reestruturação de empresas é o mesmo que parar para reavaliar os rumos que uma organização está tomando. Ou seja, reorganizar sua estrutura para torná-la mais eficiente e eficaz e impulsionar um crescimento equilibrado que satisfaça a todos os stakeholders. 

Adotar práticas inovadoras, identificar oportunidades, analisar o mercado e o desempenho da equipe, redução de custos, otimização de recursos, priorização de pagamentos, negociação com clientes e fornecedores, gestão de contratos, revisão de processos, implantação de controles, planejamento estratégico, são algumas das práticas da reestruturação empresarial.

Um processo de recuperação indicado para negócios que já não estão apresentando os mesmos resultados de antes. 
 

Em quais níveis organizacionais ela pode acontecer?

A reestruturação empresarial pode acontecer em diferentes níveis organizacionais:
 
  • Reestruturação estratégica: como o nome diz, serve para revisar as estratégias utilizadas.
  • Reestruturação financeira: é indicada quando a empresa está com dívidas, pagando altos juros e vendendo patrimônio para arcar com elas.
  • Reestruturação geral: envolve todas as áreas da organização e é recomendada quando a empresa está perdendo espaço no mercado e sendo ultrapassada pelos concorrentes.
  • Reestruturação mercadológica: reforça as estratégias de marketing e publicidade e propaganda para que o negócio volte a alcançar o retorno esperado.
  • Reestruturação organizacional: revê cargos e funções hierárquicas para destravar processos e torná-los fluidos.
  • Reestruturação tecnológica: torna a empresa mais informatizada, incluindo o uso de hardwares, softwares e outras plataformas para trazer melhorias ao dia a dia organizacional.
 

Por que as empresas precisam passar pela reestruturação empresarial?


Em muitos casos elas precisam passar por isso por questão de sobrevivência, isto é, para gerar lucro e melhorar resultados para os acionistas.

Todo mundo, pelo menos uma vez na vida, já ouviu alguém falar que uma empresa está passando por uma reestruturação. Mas o que isso quer dizer, afinal de contas?

Que para continuar competitiva e gerando bons resultados, ela precisa se adequar às mudanças econômicas, políticas, legais, sociais e de mercado que acontecem no país. Isso porque elas podem interferir em seu desempenho empresarial. 

Então, praticamente toda empresa precisa, em algum momento, passar por uma adaptação ou reestruturação de processos e sistemas. 

No entanto, a reestruturação empresarial é um trabalho que exige mudanças estruturais imediatas para prevenir prejuízos ainda maiores no futuro. Quanto mais rápido essa necessidade for identificada, menores serão os prejuízos para o crescimento da organização.

Confira outros artigos que podem ser úteis para otimizar a sua gestão empresarial:
 

Como aplicar a reestruturação empresarial


Para aplicar a reestruturação empresarial o primeiro passo é a análise e o diagnóstico do estado em que a empresa se encontra atualmente. Uma avaliação sobre riscos e oportunidades. É quando são avaliadas as áreas envolvidas, incluindo ativos e passivos, contratos, entre outros. 

Em seguida, é hora de definir quais serão as reestruturações a serem realizadas. Um momento para definir se é financeira, estratégica, mercadológica ou tecnológica ou uma reestruturação que envolva vários níveis.

De modo geral, é criada uma estratégia que envolve os setores em crise para a definição de um cronograma de ações. Assim, todos ficam alinhados para o cumprimento de um objetivo em comum.

O principal objetivo da reestruturação de empresas é aumentar a eficiência da organização. Em outras palavras, garantir que a soma dos recursos seja sempre menor do que o resultado entregue aos consumidores.
 

Quais são as etapas envolvidas?

Como toda empresa é única, seja em suas características, produtos, projetos ou objetivos, as etapas da reestruturação empresarial também variam.

Mas, geralmente, seguem a seguinte estrutura:

  • Diagnóstico: envolve uma análise sobre a situação atual da empresa.
  • Objetivo: definir quais os níveis de abrangência.
  • Plano de ação: é quando são mapeados os passos a serem dados
  • Execução: consiste na implementação das mudanças necessárias para que a organização volte a alcançar um alto desempenho;
  • Otimização: a partir da execução é possível identificar gaps e otimizar estratégias, vendas e recursos, reduzindo custos desnecessários e melhorando processos.
  • Mensuração: acontece ao final da reestruturação empresarial, ao comparar os resultados conquistados após todas as etapas.

Onde buscar ajuda?


Para alcançar melhores resultados na reestruturação empresarial é importante buscar ajuda especializada, como empresas de consultoria. Um investimento que certamente levará a organização a voltar ao patamar desejado.

Na CLG Engenharia Consultiva assessoramos a reestruturação de empresas de ponta a ponta. Uma revisão que inclui a adequação de procedimentos e projetos, o planejamento para redução de custos e a elaboração de organograma. Tudo para que a sua empresa alcance os melhores resultados possíveis em eficiência.

Para saber mais sobre como podemos ajudar você e o seu negócio com soluções inteligentes de consultoria em gestão empresarial clique aqui.

veja também

Artigos

Reestruturação de empresas: desafios do processo em um cenário de baixo crescimento econômico

Sua empresa vem sentindo as consequências da instabilidade da economia no Brasil? Este artigo é para você.

Artigos

Reestruturação de empresas para pequenos e médios negócios: saiba porque ela é importante

Reestruturação de empresas é um processo pelo qual nenhum negócio espera passar, mas que pode ser fundamental para manter suas portas abertas. Saiba mais.

Instagram

CONHEçA A EMPRESA

Faça o download da apresentação e portfólio da CLG

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Saiba mais

Aceitar