home | news

Post

Auditoria de obra: porque ela é tão importante

imagem postagem
19/05/2019

Quais são as causas das interrupções de obras de infraestrutura no Brasil?

Engana-se quem pensa que a crise econômica é o motivo das paralisações das obras de infraestrutura no país. As principais razões para a interrupção dessas construções, apontadas pelo mesmo estudo, são:

  • abandono pelas empresas;
  • dificuldades orçamentárias e financeiras;
  • e problemas técnicos.

Mas, estudos e projetos mal elaborados, falta de planejamento e inadequação de cronogramas, ou despreparo na elaboração de projetos assertivos são causas conhecidas em muitos outros casos. É importante destacar ainda que existem inúmeros casos de desequilíbrio econômico-financeiro dos contratos.

As irregularidades podem acontecer tanto na contratação como na execução das obras. Os problemas apontam ausência de projetos adequados, distorções licitatórias e ausência de acompanhamento fiscal, o que pode resultar em prejuízos e preços bem mais altos do que os previstos, além dos atrasos no cronograma.

O que isso quer dizer? Que muitos projetos falham ao consumir recursos que não geram benefícios para a sociedade. E, com isso, surgem as consequências que poderiam ser evitadas por meio da realização de auditorias de obras. Algo que fica implícito nas medidas apontadas pelo mesmo documento para evitar paralisações e atrasos.O estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), intitulado como “Grandes obras paradas: como enfrentar o problema?” lista soluções como: 

  • melhorias no macroplanejamento;
  • avaliação da execução mais adequada;
  • realização de microplanejamento eficiente;
  • melhor aparelhamento de equipes;
  • contratos mais equilibrados;
  • e fortalecimento do controle interno.

Curiosidade à parte, no final do mesmo ano, uma auditoria da Corte do Tribunal de Contas da União (TCU) revelou que 30% dos 40 mil empreendimentos do Brasil estão paralisados. A mesma investigação ainda apontou que pelo menos 2,8 mil obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foram interrompidas.

Como uma auditoria de obra pode prevenir e solucionar esse problema?

Com suporte da auditoria de obra o cumprimento de procedimentos pré-estabelecidos em contratos ou projetos específicos é aferido. Com isso, documentos e processos são checados e diagnósticos são desenvolvidos e, ao final, os auditores responsáveis apresentam um relatório onde mostram as deficiências constatadas e oportunidades de melhoria.

Em outras palavras, é papel da auditoria de obra ajudar no processo de planejamento e execução de projetos. É ela que verifica se a execução das obras está acontecendo conforme o que foi determinado. E, claro, sinaliza quando algo não está saindo como o esperado e propõe sugestões para corrigir conflitos.

Identifica falhas, reduz desperdícios e prejuízos e aumenta a velocidade de execução, prevenindo a paralisação dos trabalhos.

Em obras públicas, que envolvem bilhões de reais dos orçamentos governamentais, a auditoria de obras comprova se o dinheiro está sendo gasto de acordo com o contrato. E ainda assume um compromisso de responsabilidade social ao verificar o andamento das atividades em benefício de seus maiores usuários: os brasileiros.

Uma obra auditada tende a aumentar a confiabilidade da população e do cenário internacional, elevando o número de obras e financiamentos, assim como os indicadores de desenvolvimento econômico que sofrem influência do setor de infraestrutura urbana.
Por que a auditoria de obra é tão importante para a infraestrutura do país?

A resposta é mais simples do que parece. Afinal, a auditoria de obra serve para detectar e propor soluções para problemas de gestão, atrasos, desvios e irregularidades. Pode até mesmo diagnosticar problemas financeiros que trazem prejuízos para a operação de construção civil.

O auditor atua como um gerente de obras, avaliando tanto a parte da engenharia como a financeira e contratual. Isso inclui inspeções técnicas, segurança, cumprimento de prazos, gestão de custos, aportes, contratos, riscos e checagem da qualidade exigida, dependendo do grau de abrangência e profundidade definidos para a auditoria.

Além de avaliar se as obras estão sendo realizadas dentro do previsto, a auditoria, sem se limitar a estes, também verifica:

  • a alocação de recursos humanos (RH) para cada etapa do projeto de obra;
  • compra de fornecedores confiáveis e gestão de estoque;
  • a conformidade dos pagamentos, comparando o que foi orçado e o que foi realizado;
  • qual é seu estágio atual em relação ao cronograma, o que já foi cumprido e o que ainda está previsto;
  • a fiscalização das obras;
  • a gestão de compras e custos;
  • a qualidade do trabalho desenvolvido;
  • a utilização dos recursos investidos em cada construção planejada;
  • o acompanhamento orçamentário;
  • o fornecimento de insights para a tomada de decisões estratégicas por parte dos empreendedores;
  • o levantamento de possíveis riscos e soluções;
  • a funcionalidade das obras após serem ajustadas;
  • e ainda análises qualitativa e quantitativa sobre o que foi executado, aplicado, especificado e faturado.

É como se fossem realizadas várias auditorias específicas dentro de uma só: auditoria financeira, contratual, gestão de riscos, de prazos, qualidade e RH. Outro objetivo da auditoria é identificar possíveis alterações de escopo e aditivos contratuais.

O auditor apresenta recomendações para o bom andamento das obras de forma a evitar que elas parem, porque está sempre avaliando riscos e prevenindo prejuízos, o que ajuda a entregar o empreendimento dentro do prazo estipulado pelo empreendedor e dentro do custo e da qualidade prevista.

Como você pode ver, a auditoria de obra é como um processo administrativo: planeja, controla, gere, analisa riscos e toma decisões para o sucesso do negócio. O resultado é o aumento da eficácia e da rentabilidade dos projetos realizados.
E no caso de obras privadas, como a auditoria de obras pode ser útil?
O mesmo conceito de obras públicas se aplica para a obra privada, ou seja, pode ser realizada auditoria da obra com a abrangência e profundidade requeridas, avaliando os aspectos requisitados, no qual é realizado um diagnóstico da situação e apresentada as devidas recomendações.

A diferença aqui está na forma de contratação de uma empresa para a realização da auditoria, já que no caso de obras públicas precisa ser efetuado o respectivo processo licitatório, quando esta atividade não é pode ser realizada pelos órgãos de controle interno.

Conclusão

Embora a auditoria seja uma ferramenta importante para diagnóstico e recomendações para tomada de decisão em uma determinada situação de obra, há que se considerar - dependendo do grau de abrangência e profundidade da auditoria e porte da obra - o prazo de realização da mesma, bem como o prazo para a elaboração do relatório de recomendações e tomada de decisões.

Entretanto, é fundamental salientar que, para que seja evitada uma situação na qual se exige uma auditoria de obra, recomenda-se que as boas práticas de gestão e engenharia sejam seguidas pela equipe técnica da empresa contratante ou, na ausência desta, através da contratação de uma empresa idônea que faça a gestão completa do empreendimento.

Verifique em nosso site os serviços que podemos oferecer para seu empreendimento, de gestão, auditoria, reequilíbrio econômico-financeiro dos contratos, soluções de engenharia, dentre outros.

Se quiser aproveitar os benefícios desse serviço de engenharia consultiva, compartilhe esse conteúdo por e-mail com a sua equipe para discutir as melhores soluções. Desejamos boas obras a todos!

veja também

Novidades

Desvendando os Segredos dos Projetos de Fundações e Estruturas: Como a CLG Engenharia Consultiva Pod

Desvendando os Segredos dos Projetos de Fundações e Estruturas: Como a CLG Engenharia Consultiva Pode Transformar seu Projeto em Realidade

 

Novidades

Maximize os Resultados do Seu Projeto com uma Estratégia Eficiente de Reivindicação e Pleitos (Claim

Maximize os Resultados do Seu Projeto com uma Estratégia Eficiente de Reivindicação e Pleitos (Claims)

 

Instagram

CONHEçA A EMPRESA

Faça o download da apresentação e portfólio da CLG

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Saiba mais

Aceitar