home | news

Post

Por que as empresas realmente contratam consultores

imagem postagem
10/05/2019

Muitas vezes, quando ofertamos nossos serviços, somos questionados por que as empresas contratam consultores.

Por mais que pareça óbvio, a pergunta faz sentido: à primeira vista, pode ser intrigante porque as empresas não resolvem seus próprios problemas - seja um esforço de redução de custos ou uma nova entrada no mercado. Mas há muitas razões pelas quais as empresas realmente precisam de consultores. 

As empresas precisam de uma visão externa

Sabe squelas vezes que você está lidando com um problema em sua vida e se volta para amigos e familiares em busca de opiniões? As empresas geralmente também precisam disso, especialmente quando tomam decisões difíceis. Muitas vezes, as empresas têm uma perspectiva sobre como resolver o problema que estão enfrentando, mas querem ter certeza de que o que estão pensando está correto. Então, elas recorrem a consultores para analisar, fazer um diagnóstico sob uma ótica imparcial, de fora do problema e fornecer sua opinião ou solução, com base nas informações, considerando ainda sua experiência.

Mas isso não é apenas uma opinião: como os consultores costumam trabalhar com muitas empresas diferentes e podem ter vivenciado e resolvido esse problema em outra ocasião, elas podem realmente fornecer uma perspectiva baseada no que viram (ou não) antes. E, dada essa experiência, muitas vezes eles podem trazer ideias novas ou possíveis desafios à mesa que os clientes provavelmente não conseguiriam ver por conta própria. As empresas precisam de potência extra.

Às vezes, os problemas que as empresas precisam resolver são realmente importantes, mas eles não têm necessariamente a mão de obra suficiente ou adequada para se concentrar neles. As empresas ainda precisam se concentrar em suas operações diárias, afinal de contas, os novos projetos normalmente exigem uma redefinição das prioridades das responsabilidades de trabalho dos funcionários.

Mas contratar novos funcionários para preencher essas lacunas também não faz sentido, já que os projetos são únicos. Seja um programa de redução de custos exigindo uma equipe dedicada ou até mesmo uma integração pós-fusão que exige uma equipe, as empresas podem gastar energia demais em se esforçar para colocar as equipes em prática para realizar esse trabalho crítico.

Em casos como esse, os consultores basicamente servem como funcionários temporários e altamente qualificados e especializados. Não somos funcionários, tão pouco em tempo integral da empresa, portanto, é mais barato nos contratar do que recrutar algum colaborador novo. Como alternamos frequentemente as empresas, estamos acostumados à rápida curva de aprendizado e facilmente nos adaptamos. E, ao usar consultores, as empresas não precisam afastar seus funcionários de seus trabalhos diários e reais.

As empresas precisam de profissionais especializados

Outra razão, e talvez a mais comum, pela qual as empresas contratam consultores é obter acesso a um conjunto de habilidades especializadas que podem não existir internamente.

Ao contratar uma empresa de consultoria, você obtém acesso a um grupo de profissionais que possui expertise e habilidades que vão desde análises e melhorias de processos internos, elaboração de pleitos (claims), melhorias de produtividade, redução de custos até a adequação de estruturas organizacionais, serviços estes que certamente agregam valores e tornam as empresas mais competitivas face aos cenários do mercado.

Essas pessoas altamente especializadas não seriam apenas caras para contratar, mas a empresa poderia não tertrabalho suficiente para manter os funcionários ocupados durante o ano inteiro. Mas, graças aos consultores, as empresas podem trazer esse conjunto de habilidades quando necessário.

As empresas precisam se sentir seguras

Às vezes, quando as empresas estão trabalhando em um problema desafiador ou em um projeto controverso, pode ser difícil para elas tomarem decisões ou tomarem as medidas necessárias sem se envolverem em emoções ou políticas. Então, elas trazem consultores para fornecer um olhar imparcial e fazer um pouco do trabalho “sujo” para eles.

Se você se lembra do filme “Um amor sem escalas” (Up in the Air), George Clooney foi contratado para atravessar o país efetuando rescisões de emprego em nome de seus clientes. Da mesma forma, os clientes podem participar de grandes reestruturações ou projetos controversos, e para garantir que sejam gerenciados com experiência e excelência buscam consultores para isso.

Também podemos fornecer um feedback e a confirmação para um cliente que está tentando executar uma nova ideia que pode não ser bem recebida dentro de uma organização, sem qualquer risco para seus cargos ou carreira.

Assim, o valor da contratação de uma empresa de consultoria se torna insignificante, comparado aos potenciais ganhos financeiro, de produtividade, de eficiência, de minimização de perdas, de redução de custos, de reposicionamento da empresa no mercado, dentre outros.

Como você pode ver, os consultores realmente apoiam as empresas de várias maneiras - e, como consultor, você pode mergulhar em muitas situações difíceis. Não é um trabalho fácil, mas para solucionadores de problemas como nós, é um trabalho empolgante.

Confira como a CLG Engenharia Consultiva pode te ajudar. Veja nossos serviços.

veja também

Novidades

Desvendando os Segredos dos Projetos de Fundações e Estruturas: Como a CLG Engenharia Consultiva Pod

Desvendando os Segredos dos Projetos de Fundações e Estruturas: Como a CLG Engenharia Consultiva Pode Transformar seu Projeto em Realidade

 

Novidades

Maximize os Resultados do Seu Projeto com uma Estratégia Eficiente de Reivindicação e Pleitos (Claim

Maximize os Resultados do Seu Projeto com uma Estratégia Eficiente de Reivindicação e Pleitos (Claims)

 

Instagram

CONHEçA A EMPRESA

Faça o download da apresentação e portfólio da CLG

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Saiba mais

Aceitar