home | news

Post

Por que investir em engenharia consultiva na implantação de projetos?

imagem postagem
22/05/2019

Antes de tudo, o que acontece na etapa de implantação do projeto?

A implantação do projeto nada mais é do que a etapa inicial da construção de um empreendimento. É quando se tem ainda muitas incertezas principalmente devido à falta de informações detalhadas para dar eficiência, qualidade e segurança ao trabalho a ser executado.

É também durante essa fase inicial da construção civil que devem ser tomadas decisões de fundamental importância para o sucesso do projeto.

De modo geral, ainda há muitos órgãos públicos, proprietários e investidores que contratam empresas construtoras apenas com o projeto básico em mãos. Além, disso, poucas empresas fazem uma análise prévia de riscos.

Segundo Carlos Eduardo Castro, sócio-diretor da CLG Engenharia Consultiva, as consequências de optar por esse caminho é arriscado. “Isso gera riscos que poderiam ser evitados, como a variação na quantidade, alteração de escopo, interferências, dentre outros fatores que contribuem para atrasos, aumento de custos e reivindicações e pleitos”, explica.

É também durante a etapa de implantação de projetos que devem ser estudadas, analisadas e definidas metodologias e ferramentas de gestão de projetos a serem utilizadas. O que também vale para a identificação de riscos, definição de contratos e verificação de outros requisitos para a realização das obras. Leia-se: características climáticas e culturais, leis e políticas públicas vigentes no local escolhido para receber o projeto.

“A ausência dessa análise de riscos e da elaboração de um plano de ação adequado podem trazer surpresas indesejadas que podem inviabilizar o empreendimento, como por exemplo, a impossibilidade de emissão de licença ambiental ou de operação”, completa o engenheiro.

E embora exista muita confusão entre as etapas da gestão de projetos e da execução do projeto em si, é importante lembrar que cada empreendimento tem as suas próprias particularidades.

Contudo, no caso daqueles que ocorrem dentro da área de construção civil, a implantação é uma dessas etapas. Assim sendo, possui uma série de características específicas.

Então, qual é o papel da engenharia consultiva para facilitar esse processo?

Como o propósito do trabalho realizado pela engenharia consultiva é garantir que o investimento, o prazo e a qualidade de cada obra sejam cumpridos, tem um papel decisivo para o momento da implantação de projetos. Isso porque, caso as decisões erradas sejam tomadas, existem riscos, inclusive, da descontinuidade dos mesmos.

Um exemplo de um caso real que ilustra muito bem a gravidade dessa situação são as obras de infraestrutura paradas no Brasil. Muitos desses esqueletos foram abandonados devido à presença de riscos não identificados, não solucionados rapidamente ou como consequência de falhas na gestão de projetos. Um problema que poderia ter sido evitado com o investimento em engenharia consultiva.

Outro caso comum que demonstra a importância do suporte técnico adequado à implantação da obra são problemas de comunicação com a comunidade local. Algo que acontece na construção de túneis quando não ocorre diálogo sobre interdições em vias de acesso, por exemplo. Decisões que geralmente são tomadas pelo gerente de projetos, mas que podem ser identificadas e resolvidas pela engenharia consultiva.

“A engenharia consultiva age como uma graxa em uma engrenagem, atuando em prol do empreendimento”, explica Carlos Eduardo. Especialista em gestão de projetos, ele pontua outros importantes benefícios dela para a implantação de obras na construção civil:

  • facilita as tomadas de decisões;
  • integra todos os processos e empresas em todas as fases do projeto, dando apoio às contratações;
  • oferece análises para antecipar eventuais problemas, como interferências, fiscalização de serviços e soluções de conflitos;
  • previne a falta de liberações de frentes de serviços, assim como a falta de recursos.

Ainda tem dúvidas sobre os motivos que levam as empresas a contratarem consultores, como engenheiros projetistas? Então, temos uma dica de leitura para você: clique aqui para saber mais.

Como identificar que você precisa de assessoria de um especialista durante a fase inicial do seu empreendimento

A partir da sólida experiência como sócio-diretor da CLG Engenharia Consultiva, Carlos Eduardo pontua quais perfis de empresas, investidores e proprietários geralmente mais precisam dessa assessoria:

  • não dispõem de corpo técnico com expertise para a natureza do empreendimento;
  • não possuem conhecimento ou não têm tempo para fazer a gestão de projetos;
  • não têm recursos humanos em quantidade suficiente; 
  • não podem contar com profissionais multidisciplinares em suas equipes.

10 benefícios de contar com o suporte da engenharia consultiva para a implantação de projetos

Muitas pessoas acreditam que a engenharia consultiva cuida apenas dos custos e do cronograma de implantação de projetos. Mas a verdade é que vai muito além disso: acompanha todas as etapas e partes envolvidas na realização de obras de construção civil.

Entenda melhor sobre os benefícios dela para a fase de implantação de projetos a seguir:

  1. Definir os pacotes de contratação, os limites de escopo, bem como as disposições contratuais, procedimentos administrativos e seleção e avaliação de construtoras / prestadores de serviços / fornecedores, evitando problemas de reivindicações e pleitos;
  2. Centralizar o controle do processo na mão de especialistas;
  3. Garantir a qualidade do projeto, em todas as suas etapas;
  4. Reduzir o custo, as perdas e o prazo de execução;
  5. Implementar solicitações de mudanças de escopo e outras demandas que se façam necessárias, no decorrer da execução do empreendimento;
  6. Promover a entrega do projeto dentro do prazo previsto em contrato;
  7. Reduzir os riscos funcionais e também os estruturais para a construção da obra;
  8. Potencializar a vida útil do projeto através de auditorias técnicas, estudos e acompanhamento dos trabalhos realizados durante a construção;
  9. Prever possíveis problemas e riscos, assim como ocorrência de acidente ou parada produtiva, oferecendo medidas preventivas;
  10. Evitar que as influências das comunidades locais, além das questões ambientais e sociais, sejam negligenciadas. Afinal, além do interesse dos intervenientes existe também cidadãos que vão utilizar o espaço construído.

Conclusão

Observem que no início deste post utilizamos o termo “investir” o qual é apropriado e pertinente, já que a engenharia consultiva traz tantos benefícios, resultados e retornos positivos, sendo vista como um investimento e não como um custo.

O que isso quer dizer é que a falta da engenharia consultiva pode gerar transtornos como más contratações, reivindicações de contratados, atrasos de obras, má qualidade, retrabalhos, ausência de controle, estouro no orçamento, acidentes, abandonos de serviços, dentre outros fatores que impactam severamente nos custos, podendo até inviabilizar a conclusão do empreendimento.

Algumas empresas oferecem todos esses benefícios dentro de serviços específicos de engenharia consultiva.

No caso da CLG, entregamos o melhor pacote de vantagens para o sucesso da implantação de projetos dos nossos clientes. Nossa expertise é o nosso diferencial. Gerenciamos desde a concepção e mobilização à entrega para operação ao cliente, oferecendo os seguintes serviços:

  • gestão de contratos;
  • gerenciamento de projetos;
  • reivindicações e pleitos;
  • planejamento e controle;
  • projetos de fundações e estruturas;
  • apoio técnico à obra (ATO);
  • auditorias;
  • propostas técnicas e comerciais.

Quer entender melhor sobre como podemos ajudar sua empresa a conquistar os resultados esperados em seus projetos de construção civil? Ou se a engenharia consultiva é mesmo indicada para a etapa atual de suas obras? Entre em contato!

veja também

Novidades

Desvendando os Segredos dos Projetos de Fundações e Estruturas: Como a CLG Engenharia Consultiva Pod

Desvendando os Segredos dos Projetos de Fundações e Estruturas: Como a CLG Engenharia Consultiva Pode Transformar seu Projeto em Realidade

 

Novidades

Maximize os Resultados do Seu Projeto com uma Estratégia Eficiente de Reivindicação e Pleitos (Claim

Maximize os Resultados do Seu Projeto com uma Estratégia Eficiente de Reivindicação e Pleitos (Claims)

 

Instagram

CONHEçA A EMPRESA

Faça o download da apresentação e portfólio da CLG

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Saiba mais

Aceitar